Diferente dos humanos a ética não existia para eles, não pensaram duas vezes em fazer híbridos de sua própria espécie, de matar , de cortar e fazer qualquer outra coisa em questão de beneficio de seus próprios egos. Como a ilha do doutor Murray , o planeta Cali4B abrigava os mais diferentes tipos de raças modificadas constantemente pela intromissão destes cientistas sinistros.
Só que com a morte do planeta Calidora por uma grande explosão, muitas experiências foram deixadas pela metade. Cali4B foi esquecido e o que permaneceu, foram restos de vida, pedaços de germes , monstros e toda a tecnologia dos calidoranos, mas não haviam espécies inteligentes o suficiente para lidar com tamanha tecnologia, mas os genes já estavam inseridos , misturados e assim milhares de anos se passaram, e a evolução da vida no planeta tomou rumos independentes do que os cientistas queriam, realmente os deuses deste planeta foram astronautas.
As espécies que neste planeta existiram e existem foram evoluções de muitas outras trazidas para lá.Neste planeta qualquer vida alienígena modificada resistia, o que deixaram os cientistas calidoranos muitos intrigados.
Assim devido a pressão evolutiva das espécies,e do próprio modo de ser do planeta, de tempos em tempo uma espécie mais evoluída no ambiente e que conseguia superar melhor a pressão, dominava o ecossistema presente, o mundo dos bakemonos era muito instável, não tinha estações não tinha tempos definidos, não dava estabilidade para nenhuma forma de vida se manter por muito tempo, elas emergiam dominavam e logo entravam em extinção, por serem dominadas por outras que conseguiam se adaptar as condições presentes. Por esse motivo, a vida ali nunca surgiu até o aparecimento dos cientistas, antes era um planeta inóspito cheios de rochas e nenhuma vida. A evolução neste planeta davam saltos assustadores, de uma hora para outras espécies se modificavam, genes apareciam e se extinguiam. A origem de toda a espécie ao contrário da terra, não vinha de um ser em comum, mais de vários seres diferentes, por tanto eram muitas as possibilidades de vida. E assim apesar de tudo duas grandes espécies em lados opostos do planeta conseguiram sobreviver,os antepassados evoluíram cada vez mais a espécies humanoides, apesar de ancestralmente serem hibridas, ,possuíam diferentes genes de diversas raças alienígenas, haviam porem nestas, dois tipos de genes comuns: a dos terráqueos e dos calidoranos, o que por ironia do destino e apesar da distancia territorial que se encontravam, fizeram com que as espécies se convergissem, se parecessem muito fisicamente, para dominar o mesmo nicho ecológico. Com o encurtamento da distância ocasionado pelas enormes mudanças da placa tectônica do planeta, que ligou uma terra a outra, agora disputavam os mesmos alimentos, as mesmas coisas e assim como seus deuses astronautas, disputavam também a melhor tecnologia para a sobrevivência afim de sair do planeta e conquistar outros. Mas depararam com o mesmo problema, não conseguiam estabilidade de vida em planeta diferente do seu de origem. Assim encontraram um grande monólito, em uma das ruínas reveladas após milhares de anos oculta sob as rochas . Estudos feitos sobre viagem interplanetárias atemporais. Sobre sistemas solares onde haviam capturados espécies para experiências, na verdade a ruína revelou a origem dos seres do planeta o que causou um grande baque para as espécies inteligentes e que se achavam no topo. Achavam que tinha sido criados por caprichos de seus deuses, para conquistarem e dominarem tudo que podiam. Embora os dois lados tivessem origem diferentes, a crença no final era a mesma.
E assim, descobriram as inúmeras formas de capturar espécies e penetrar em planetas sem o problemas inicias de falta de compatibilidade do lugar, sem precisar de trajes espaciais e etc.
As guerras se tornaram cada vez maiores, o planeta na sua estabilidade já estava com quase todos seus recursos naturais acabados, muitas espécies estavam entrando em extinção assim como outras já começavam a emergir . Percebendo isso, tomaram iniciativas drásticas para tentar salvar cada uma sua população. Não queriam sair do planeta, pois não conseguiriam sobreviver fora dele por muito tempo, mas também não poderiam batalhar nele, a atmosfera já estava bastante poluída. Decidiram então continuar a luta em outro planeta,a terra, parecido com o deles só que estável, tinham já os genes da espécie inteligente do planeta. Bastava agora terem corpos suficientemente fortes para resistirem e lutarem. Soldados foram enviados para este enorme campo de batalha, que comparado com o planeta natal era pequeno, mas cômodo de se viver. E assim começou o que os Maias disseram a tanto tempo.
O fim do mundo como conhecemos hoje, uma época de mudanças drásticas.
O sistema solar se encontrava no cruzamento entre duas galáxias, e ia se alinhando ao centro da via láctea, ali havia uma rota onde os calidoranos passavam de um sistema ao outro atemporalmente permitindo assim, coletarem, abduzirem diferentes formas de vida do mesmo local em diferentes épocas sem perda de anos para eles. Mas essa rota havia muito se perdido. Para os bakemonos a descoberta desta rota possibilitou terem uma nova esperança de viver e de lutar. Em cada 5125 anos terrestres começa sempre um novo ciclo no planeta terra e justamente em 21 de dezembro de 2012 acabava um ciclo e dia 22 iniciava-se outro. Os bakemonos queriam aproveitar este momento e iniciar também um novo ciclo para seu planeta, aproveitando a energia terrestre.Mas com tantas guerras para o domínio do planeta Cali4B seria impossível que ambos os lados se unissem, mesmo que se fosse para um bem comum, a luta pela sobrevivência se estendeu alem . Teria somente uma chance em exato dezembro de 2012 o sol iria receber um raio sincronizado da galáxia, algo muito poderoso que mudaria todo o planeta Terra, essa energia fariá com que o planeta terra passasse a receber um sol muito mais quente, portanto mais energia, e é esta que eles queriam e foram capturar. Cada um do seu lado.