No dia seguinte, após o básico, Edward foi para a cela de Angel, que diz para ele:
-Hoje treinaremos o seu sentimento de ?Ódio?, imagine as piores atrocidades que já te aconteceram, desde a mais simples coisa que te enfureceria até a morte das pessoas que você mais amava ou ama... Se você se sentir confuso, me avise, que logo eu irei lhe mostrar...
Edward tentou se concentrar ao máximo lembrou-se da visita da cartomante, da morte de Giovane e Alphonse e da sua prisão desnecessária. Até que ele percebeu que não eram coisas suficientes para fazê-lo. Então Angel antes que Edward perguntasse, esticou seu braço em direção a testa do garoto e disse:
-Memorial Flux! ? Luzes brilharam, e Edward pode se lembrar de todos os momentos de sua vida, desde a perda de seus pais que não conseguia lembrar o nome, até os detalhes das roupas das pessoas que passavam na rua onde vivia. Logo seus olhos começaram a ficar brancos, e seu cabelo Começou a brilhar intensamente, o garoto desmaiou durante meio minuto. ? Como se sente garoto?
Após recobrar os sentidos disse ? Estou bem obrigado, da próxima vez me diga que você pode fazer isso sua imprestável... ? Edward estava mais irritado que o normal parecia ter ?Ódio? saindo de seus olhos... Daí que Angel percebeu, o garoto não tinha controle do que fazia, e disse:
-?Perceptum Reflexis?! ? O garoto foi arremessado para a cama
-O... O que eu estava dizendo? Como pude ser uma pessoa tão cruel? ? Angel esticou o braço e se apoiou em seu ombro
-Eu te digo o porquê baixinho... Você não tem controle do seu ?Ódio?.
-Mas porque eu não o controlo? Você sabe?
-Sim eu sei, porque você é o escolhido... O garoto que tem a mente perfeita, mesmo com seus defeitos corporais... Aquele que poderia destruir montanhas apenas com a mente ou mudar a realidade completamente em segundos...
Edward arrepiado se encolheu no canto da cama e disse:
-Porq... Porque EU!? ? Assim que disse isso, apareceu ?Sanidade? a frente de Angel, o garoto havia desmaiado, e era hora de conquistar o maior medo de Edward.
Angel gritou muito alto:
-REVEAL REALITY! ? Edward acordou,?Sanidade? ainda estava ali, Angel ignora a presença da mulher e se dirige a Edward ? Este é seu ?Ódio?, você deve derrotá-lo em uma batalha, e se perder, você sucumbira... Mas se vencer terá a chance de ficar vivo e continuar seu treinamento. Ah, e antes que você seja destruído, você pode usar sua mente para derrotá-la.
Edward se afastou daquele canto do quarto e se afasta de ?Sanidade? no desespero o garoto grita muitas palavras que acreditavam que fariam algum efeito com seu próprio ?Ódio? que apenas o perseguia... Até que disse:
-SUMISSUM! ? ?Sanidade? desaparece e Edward se pergunta o que ocorreu, Angel se aproxima.
-Você conseguiu garoto, derrotou a primeira camada de seu ?Ódio?, o próximo passo é você conseguir dominar os seus outros sentimentos, mas isso é matéria para outra aula.
-Tenho apenas uma pergunta: Quem era ela, o que ela queria e por quê?
-Ela era o seu ?Ódio?, chamada de ?Sanidade?, ela queria te destruir, porque esse é o objetivo dela.
-Entendido.
-Durma!
Edward dorme...